20 OUT 2023
A PARTIR DA PRÓXIMA SEGUNDA, SAÚDE DE PITANGUI REALIZARÁ CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO
              A Secretaria de Saúde comunica que a partir da próxima segunda-feira, 23, será dado início a Estratégia de Multivacinação na cidade. A campanha vai acontecer em todas Unidades Básicas de Saúde, inclusive na zona rural.
              Durante essa Campanha de Multivacinação, que é prevista para se estender até o dia 04 de novembro, serão oferecidas a população todas as vacinas disponibilizadas no Calendário Vacinal do Ministério da Saúde. Entre elas, vacinas como a Hepatite, BCG, Triviral e Covid-19.
            A vacinação é uma intervenção de elevado benefício em relação ao seu custo, pois tem contribuído para o avanço na prevenção, no controle, na eliminação e na erradicação das doenças imunopreveníveis. Importantes mudanças ocorreram no comportamento dessas doenças com o uso de vacinas, após o alcance de elevadas coberturas vacinais ao longo dos anos.
           Mais do que isso, a vacinação é uma estratégia de promoção da saúde coletiva. Isso quer dizer que sua eficácia está diretamente ligada a uma boa cobertura vacinal. Quanto mais gente vacinada, menor a possibilidade da circulação de doenças que podem ser prevenidas com as vacinas.
             Dentro da Estratégia de Multivacinação que começa a ser desenvolvida em Pitangui a partir da próxima segunda, foco na atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente. Todos os indivíduos menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) que, por qualquer motivo, não estão com o cartão de vacina atualizado de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação deverão comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima, juntamente com o pai ou responsável, para atualização da situação vacinal.
             Somada a mobilização que vai acontecer durante toa a próxima semana, a Secretaria de Saúde de Pitangui irá prover um Dia D de Multivacinação previsto para 28 de outubro, das 8h às 12h. Nesse dia, além das vacinas, técnicos vão atender e orientar a população. Será realizado, ainda, o acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Essa avaliação é necessária uma vez que o acompanhamento na saúde é uma das exigências para manutenção do benefício. Essa é a última chamada para esse acompanhamento quem não fizer poderá ter o benefício cessado.
Autor: Rodrigo Dias