É de Pitangui o campeão Mineiro de Downhill de 2023 na Categoria Elite. O atleta Francisco Chagas, que é apoiado pela prefeitura para competir, sagrou-se campeão na etapa final dessa competição realizada na cidade de Capitólio no último fim de semana. Título que veio em dois anos consecutivos.
Depois de passar por Matheus leme, Ipatinga e Pitangui o Mineiro de Downhill chegou a cidade que é banhada pelo lago de Furnas. Foram mais de 100 atletas participando dessa etapa distribuídos em mais de 10 categorias.
As provas foram realizadas na pista das Torres de Capitólio que tem uma extensão de 1 Km. Percurso que exigiu muita perícia, técnica e arrojo dos atletas. O campeão mineiro de 2023, o pitanguiense Francisco Chagas, completando a descida com 1 minuto e 56 segundos. O menor tempo já feito nessa pista.
Pitangui vem se consolidando como um celeiro na formação de atletas de downhill com destaque no estado e até fora de Minas. Está em Pitangui, também, uma das pistas mais elogiadas pelos competidores amantes do downhill. Na pista da Cruz do Monte os atletas profissionais podem chegar até a 60 km, em determinados trechos, numa pista de 1,9 km com um desnível de 215 metros de altimetria. Com direito a muitos pontos de salto, descida íngreme, curvas entre outros obstáculos naturais.
Na final do Mineiro de Downhill em Capitólio, além do representante de Pitangui, essa etapa contou, ainda, com competidores de várias partes do estado, do Rio Grande do Sul, Goiás e São Paulo.
“Mais uma vez o nome de Pitangui é elevado por meio do esporte. Parabenizamos ao atleta Francisco Chagas pelo título de campeão mineiro. Na certeza que estamos no caminho certo de apoiar, via Secretaria de Esporte, o esporte especializado que é desenvolvido na cidade”, pontua a prefeita Maria Lúcia Cardoso.
Downhill é a modalidade mais radical do mountain bike e como indica a tradução do seu nome: é “colina abaixo”, numa disputa para ver quem faz o menor tempo.