13 MAR 2024
PITANGUI TERÁ O SEU CER PARA ATENDER CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
            A prefeita Maria Lúcia Cardoso aprovou hoje, 13, o projeto arquitetônico que abrigará o Centro Especializado em Reabilitação - CER, que será instalado na Policlínica de Pitangui. Para atender a demanda do CER, o espaço será adaptado as necessidades dos seus assistidos.
            Ao instalar o Centro Especializado em Reabilitação na cidade, a Prefeitura de Pitangui quer evitar o deslocamento de seus pacientes para outras cidades e diminuir o tempo que esses pacientes gastam para ser atendidos. Com o atendimento sendo oferecido no próprio munícipio, espera-se, também, que os resultados obtidos nos tratamentos sejam potencializados.
            “Tínhamos esse compromisso com as mães de crianças com necessidades especiais da cidade. Com o CER, nós vamos cuidar e acolher essas crianças num espaço próprio e adaptado aqui mesmo em Pitangui. Os profissionais já foram convocados pela Secretaria de Educação, recentemente, e vão atender nas escolas até a conclusão da obra”, explica a prefeita Maria Lúcia Cardoso. A expectativa é que, de início, 57 crianças sejam atendidas pelo CER de Pitangui.
           O CER é um serviço de saúde especializado na reabilitação de pessoas que apresentam deficiência física, intelectual e/ou psicomotora. Entre os profissionais que podem atuar nesse serviço estão fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo.
             Essa não é a única iniciativa implementada pelo Governo Maria Lúcia Cardoso a favor das crianças com necessidades especiais. Outro bom exemplo é o projeto de Equoterapia que atende, atualmente, a 70 pacientes. A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, que busca o desenvolvimento biopsicossocial do atendido com vista a uma melhor qualidade de vida. Nele são atendidos pessoas com autismo, síndrome de down; paralisia cerebral; derrame; esclerose múltipla; hiperatividade entre outras situações.
             Os estudos visando a implantação do CER de Pitangui são acompanhados pela Junta Reguladora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência – que teve seus membros nomeados pela prefeita Maria Lúcia Cardoso – e é um passo significativo na assistência à pessoa com deficiência. Essa junta é formada por profissionais da saúde, educação e assistência social.