20 DEZ 2023
MARIA LÚCIA CARDOSO DÁ POSSE AOS NOVOS SERVIDORES DA PREFEITURA DE PITANGUI
    Cinquenta e cinco novos servidores da Prefeitura de Pitangui foram empossados na manhã de hoje, 20, pela prefeita Maria Lúcia Cardoso. A solenidade de posse aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, SEMED, e contou com a presença de todo secretariado municipal. Os empossados vão atuar em áreas diversas das secretarias de educação, obras, saúde e também na administração.
      A posse foi dada aos aprovados no concurso público realizado em 2019 e só foi possível porque a atual Gestão Municipal prorrogou o prazo de vigência desse concurso para mais dois anos. Empossados, os novos servidores municipais já assumem de imediato suas funções e, dessa forma, passam a reforçar o atendimento à população.
     “Gente é só alegria! Vocês sabem da importância da nomeação. Em fevereiro a gente fica ansiosa, com aquela angústia: vou trabalhar, não vou trabalhar. E agora, no último minuto do segundo tempo, estamos nomeados. Muito obrigado”, comemora a professora Valdirene Francisca – uma das servidoras empossadas hoje.
      Além de dar posse a esses novos servidores municipais, na última semana a prefeita Maria Lúcia Cardoso assegurou uma outra importante conquista para a categoria. No dia 11 de dezembro foi sancionada a Lei Municipal que instituiu o novo Plano Setorial de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores Públicos de Pitangui.
    Essa é uma conquista reivindicada e aguardada há anos pelo funcionalismo público municipal e só foi concretizada depois de um ano de muitas discussões com os servidores até que se chegasse a um modelo de lei, mais adequado, que corrigisse distorções anteriores e que fosse a mais justa possível com os servidores.
     Entre outros pontos, no novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos, foi adiantado o Salário Mínimo previsto para 2024, tornando-o a base das tabelas de vencimentos dos servidores. Foi, ainda, Incluído a progressão horizontal, em substituição ao quinquênio, desta forma descongelamos o tempo perdido do período da COVID, Lei Complementar 173/2020. Outro ponto foi a construção da Tabela de Vencimentos com a ascensão vertical que prestigia a qualificação e a formação dos servidores em Níveis.
    “Com muito trabalho e planejamento foi possível oferecer essa grande conquista para os servidores municipais. O novo Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos lhes darão segurança e assegurará direitos. Conseguimos, ainda, garantir a posse dos aprovados no concurso de 2019 preservando o direito de quem foi aprovado e reforçando a mão de obra em áreas diversas da Prefeitura de Pitangui no atendimento da população”, pontua a prefeita Maria Lúcia Cardoso.
     Plano Setorial de Cargos, Carreira e Vencimentos contempla servidores efetivos e aposentados (em relação a paridade de vencimentos) e, entre outras coisas, objetiva a organização das carreiras dos servidores públicos observando o tempo de serviço, merecimento e formação.