29 JAN 2024
CAPS DE PITANGUI ENCERRA ATIVIDADES DO “JANEIRO BRANCO”
       Ao longo desse mês, o Janeiro Branco, os assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial de Pitangui, CAPS I, participaram de várias atividades destacando a relevância do bem-estar psicológico. O Janeiro Branco é uma campanha anual dedicada à conscientização sobre saúde mental e a importância do autocuidado.
     Nesse período os assistidos pelo CAPS I passaram por palestras educativas, roda de conversa, oficina de dança e artesanato e distribuição de materiais informativos. De acordo com Vitória Aparecida Ramos de Almeida, coordenadora da entidade, essas ações visam envolver os usuários atendidos do CAPS I, destacando a relevância do cuidado com a saúde mental durante o Janeiro Branco.
         A ideia é, sempre, preservar o equilíbrio emocional com foco na valorização da vida, destaca Vitória.
      O CAPS é uma instituição especializada em saúde mental que atende pessoas com transtornos mentais graves e/ou persistentes, incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas).
      Em Pitangui, o CAPS I oferece tratamento interdisciplinar, composto por uma equipe que reúne psiquiatras, psicólogos, enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistente social e artesã. Sendo, no total, 11 profissionais para atender a demanda do município.
        O atendimento no CAPS I de Pitangui acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 07 às 17h. O CAPS I fica localizado na rua Antônio Leão, nº 135 no bairro Gameleira.

Autor: Rodrigo Dias