02 MAR 2023
LEPTOSPIROSE E CHUVA

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira.
Sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas.
O período de incubação, ou seja, intervalo de tempo entre a transmissão da infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas, pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.
A doença apresenta risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves.
Sua ocorrência se dá principalmente pela está alta infestação de roedores infectados.
As inundações propiciam a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente, facilitando a ocorrência de surtos.
Cuide-se! Evite o contato com águas de enxurradas.
Além disso, cuide de seu lixo adequadamente evitando circulação de roedores próximos à sua casa.