16 FEV 2023
LAVAGEM DO BANDEIRANTE
Na histórica Pitangui, antiga Sétima Vila do Ouro, cidade-mãe do Centro Oeste de Minas e uma das mais antigas cidades do Estado, com 307 anos de existência, a folia do carnaval acontece no domingo, 19. Com o apoio da Prefeitura de Pitangui – por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico – será realizada a tradicional “Lavagem do Bandeirante”.
O evento acontece no bairro da Penha – o mais antigo de Pitangui – onde está localizada a estátua de Domingos Rodrigues do Prado, um símbolo da colonização de Pitangui e comandante dos principais motins ocorridos na Sétima Vila do Ouro, no século XVIII, entre eles o Motim da Cachaça e o primeiro motim armado do Brasil contra o pagamento do Quinto do Ouro. A Lavagem do Bandeirante é um evento cultural e carnavalesco que propõe o uso de água e sabão para lavar a estátua do bandeirante paulista. Nesse local, músicos se revezam, executando as tradicionais marchinhas de carnaval que prometem não deixar ninguém parado.
O ponto alto dessa festa carnavalesca, como não poderia ser diferente, é quando um caminhão-pipa auxilia os foliões a realizarem a Lavagem do Bandeirante. A farra se completa com o samba no pé dos foliões que acabam, todos, tomando um banho de água e alegria.
De acordo com os organizadores, há 12 anos a Lavagem do Bandeirante é realizada em Pitangui. Trata-se de um evento família que reúne todos para festejar o carnaval na cidade. Esse ano a tradicional Lavagem do Bandeirante será realizada das 13h às 18h, no domingo de carnaval.
“Este é um evento popular, com elementos culturais e que leva entretenimento aos pitanguienses. Por ser assim, fazemos questão de apoiar e incentivar essa iniciativa que já é tradição em Pitangui”, pontua a prefeita Maria Lúcia Cardoso.
Além da Prefeitura de Pitangui – que patrocina o evento através do pagamento dos caches dos músicos, cessão do caminhão-pipa e na instalação de banheiros químicos – a Lavagem do Bandeirante conta, ainda, com o suporte da Polícia Militar, Resgate G3 e da Copasa.

Mais informações: https://parademinas.portaldacidade.com/noticias/cultura/lavagem-do-bandeirante-marcara-o-domingo-de-carnaval-em-pitangui-2110
Instagram: https://www.instagram.com/p/CosmiMdvd0m/
Áudios Vinculados