11 AGO 2023
PROJETO DA BANDA DE PITANGUI
Um projeto inspirador e que está sendo apresentado nas escolas da rede municipal de Pitangui que une música e criação de estória.

Os alunos da Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas, com idades entre 6 e 9 anos participam de um projeto desde 2022 que cria estória tendo como personagens os instrumentos musicais.

Mas, como se dá essa ideia, a princípio, meio maluquinha? Bem, vamos lá, entender essa maravilhosa junção de estórias e música.

A estória criada foi do “João e o Gigante” e cada personagem é referente a um instrumento musical. Esse projeto da Orquestra de flauta-doce, incentiva os alunos da banda a trabalhar em grupo a criação da estória, e assim estimula também a imaginação e a criatividade.

A estória criada é “João e o Gigante”, e cada um dos cinco personagens tem como referência um instrumento musical. João é representado pela flauta-doce, que é o cerne do projeto – a Fada é representada pelo carrilhão – o gigante é representado pela percussão, com tímpanos e tambores – o gato é o violão, a estória ainda tem o som de apitos e chocalhos.

Durante o processo coletivo de criação os alunos ainda criaram a melodia que representa cada personagem.

A narrativa musicada pelos pequenos musicistas está sendo apresentada nas escolas municipais de Pitangui, e, em breve o livro será publicado.

Arte, cultura e educação ligados pelo fio musical não poderia dar errado, e quem ganha são os alunos, os pais, e toda a sociedade pitanguiense que estão preparando esses pequenos alunos para um futuro digno, respeitoso e cheio de oportunidades para receber os multitalentos dessas crianças.

A Prefeitura de Pitangui com a gestão da prefeita Maria Lúcia Cardoso aumentou o repasse para a Banda de Música, de R$ 18 mil para R$ 78 mil.

E assim permite que mais alunos possam ingressar nas aulas de música da Banda Musical José Viriato Bahia Mascarenhas.

Prefeitura de Pitangui, trabalhando por amor a nossa gente!