27 FEV 2023
BLITZ EDUCATIVA - DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

O índice do LIRAa registrado em Pitangui segue a tendência de alta verificada na região Centro-Oeste de Minas que, até o momento, tem uma média que vai de 5 a 10% de acordo com a Superintendência Regional de Saúde em informação repassada aos municípios. Na avaliação de autoridades sanitárias e em saúde pública, a condição climática tem influência no LIRAa em função do grande volume de chuvas, aliado ao sol forte que oferecem condições propícias para a proliferação do aedes.
Com esse cenário foram redobradas as ações de vistorias realizadas pelos agentes de endemias. Uma campanha de conscientização – destacando a importância de se eliminar possíveis criadouros do aedes nas residências e imóveis – será realizada nas rádios e rede social.
Pitangui intensificou, também, o trabalho educativo com os moradores, a eliminação mecânica, tratamento focal e perifocal. Bem como, os trabalhos de conscientização juntos aos PSF’s e escolas. A intenção é continuar levando informação para que as pessoas continuem vigilantes e eliminem os focos de criadouros do aedes.
Nesse sentido, foi realizada na manhã do último sábado, 25, na região central da cidade, uma blitz educativa onde foi feita a orientação da população que deve ser parceira da Prefeitura de Pitangui eliminando, dentro de casa, tudo que pode acumular água e servir de criadouro do mosquito aedes aegypt.
De acordo com o LIRAa de Pitangui, as regiões do Chapadão, COHAB, Padre Guerino e Velho do Taipa são as que apresentam maior risco de incidência do aedes.
27/02/2023
Blitz Educativa - Dengue, Zika e Chikungunya