09 JAN 2024
CENSO DOS ARTISTAS DE PITANGUI É REALIZADO DE FORMA ON LINE
       A arte, em suas variadas manifestações, é uma experiência transformadora, tanto para quem a consome, como para a quem a produz. Nesse último aspecto, a Prefeitura de Pitangui quer conhecer melhor os artistas da cidade e, para isso, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Pitangui, realiza o Censo dos Artistas Pitanguienses.
       Para participar dessa iniciativa os interessados deverão acessar o site oficial da Prefeitura de Pitangui, ir ao ícone “Censo dos Artistas” em sua página principal e clicar nele. Fazendo isso, o interessado será redirecionado para uma página de cadastro onde deverá preencher as informações solicitadas.
       O Censo dos Artistas Pitanguiense, em suma, quer saber quem são os fazedores da arte na cidade, saber onde moram, como contatar e quais os seus produtos/criações e, a partir daí, construir, junto com artistas, estratégias de novas formas de expor os seus trabalhos.
     Devem participar do censo escritores, músicos, poetas, escultores, entalhadores, dançarinos, atores, diretores, compositores, dramaturgos, cinegrafistas, figurinistas, maquiadores, desenhistas, fotógrafos, videomakers, grafiteiros, tatuadores, trançadores, cesteiros e artesãos/artesãs que trabalhem com tricô, bordado, crochê, Patchwork, EVA entre tantas outras pessoas que produzem outros tipos de arte não listadas aqui.
       “O artista é aquele em quem se preservou o pensamento mágico, próprio das crianças, que não se deixou embrutecer pelos desafios do cotidiano. O artista traz em si o pensamento mágico que o leva a criar um obra de arte e a comunicá-la por meio de seu trabalho. Valorizar o artista pitanguiense e expor sua obra é o grande objetivo do Censo de Artistas Pitanguienses, seja qual for sua área de atuação”, explica Maria José Valério – Secretária de Cultura.
      O Censo dos Artistas Pitanguienses é inteiramente on line. Para acessá-lo, basta ir ao pitangui.mg.gov.br e responder, atentamente, a cada pergunta. Em caso de dúvidas, é só entrar em contato pelo e-mail: secultpitangui@gmail.com ou pelo WhatsApp (37) 99664-3345.
       “Por orientação da prefeita Maria Lúcia Cardoso, um trabalho semelhante, foi realizado reunindo músicos pitanguienses num ebook: A música em Pitangui. A ideia, agora, é criar um banco de dados com todos os artistas e as produções artísticas que ocorrem na cidade. Essas informações nos darão condições de planejar projetos futuros para o fomento da cultura de Pitangui”, conclui Maria José Valério.
Autor: Rodrigo Dias