09 JAN 2024
FÉ E CULTURA

PREFEITURA DE PITANGUI VAI PRIORIZAR O RESGATE DO CONGADO NA CIDADE

O ano de 2024, a exemplo dos últimos três anos, promete ser de grande efervescência cultural em Pitangui. A Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico já trabalha em torno da “agenda cultural” que prevê a realização de eventos, fomento, capacitação entre outras iniciativas culturais na cidade.
     De tudo que vem sendo planejado, uma ação da Secretaria de Cultura, em especifico, quer, neste ano, resgatar uma antiga tradição da cidade que se perdeu com o tempo. Trata-se do Congado que já foi bem significativo na cidade e hoje essa tradição, devido à falta de apoio e valorização, se perdeu.
      Para resgatar essa importante expressão cultural, que tem muito a ver com a presença negra em Pitangui, a Secretaria de Cultura se prepara para prover um estudo a fim de identificar aquelas famílias que, durante anos, foram responsáveis pelo Congado na cidade.
      O Congado – normalmente realizado em honra a Nossa Senhora do Rosário e a santos como São Benedito, Santa Ifigênia, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Mercês – vai muito além de uma manifestação cultural e religiosa. É um legado da ancestralidade africana que é tão presente em Minas e em Pitangui, isso não pode ser diferente.
      Em Minas Gerais, estima-se que a primeira manifestação dessa tradição se deu entre 1705 e 1706. O Congado é considerado, por muitos, a principal manifestação do folclore mineiro e nasceu da fusão de ritos africanos com a religião católica. No Congado reúnem-se grupos de Moçambique, Catopés, Congo, Marujada, Caboclos e Vilão. A dança, as canções, os sons e ritmos dos tambores dão vida a essa importante festa.
       Ao propor o resgate dessa tradição, a Prefeitura de Pitangui quer contribuir para o fortalecimento da herança negra no município, ajudando a preservar um dos elementos que constituem a identidade de um povo e que também é um tesouro cultural que deve ser compartilhado com todos. A intenção é auxiliar na estruturação dos “ternos” e dar o suporte para a realização do reinado, através da instituição de uma agenda de festas.
    “A Prefeita Maria Lúcia Cardoso nos deu essa incumbência e vamos nos desdobrar para identificar as famílias que sempre foram responsáveis por essa tradição e reacendê-la em Pitangui. Será um trabalho minucioso e que respeitará a tradição desse legado que ainda é guardado por algumas famílias na cidade, pela sua importância religiosa e cultural” - explica Maria José Valério, Secretária de Cultura.
Autor: Rodrigo Dias