05 DEZ 2023
DESEMPENHO DE PARATLETAS DE PITANGUI CONTRIBUIU PARA QUE DELEGAÇÃO MINEIRA OBTIVESSE 3ª COLOCAÇÃO GERAL NAS PARALIMPÍADAS ESCOLARES
         Terminou no último dia 1º de dezembro mais uma edição das Paraolimpíadas Escolares, fase nacional, que foi realizada em São Paulo. Organizada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, essa competição reuniu 1.800 alunos de 26 Estados mais o Distrito Federal.
       A delegação mineira contou com 138 paratletas, entre eles, 04 competidores que participam do Projeto de Incentivo ao Paradesporto mantido pela Prefeitura de Pitangui. O excelente desempenho dos paratletas pitanguienses contribuiu para que Minas Gerais obtivesse o terceiro lugar, geral, nas Paraolimpíadas Escolares 2023.
          No total foram mais 12 medalhas para a cidade. Sendo 05 de ouro, 04 de prata e 03 de bronze. Representaram Pitangui nessa etapa nacional das Paraolimpíadas Escolares, no atletismo, os alunos/atletas Kassia Aparecida Pires de Souza (1º Lugar- Lançamento de Disco, 2º Lugar- Arremesso do Peso e 2º Lugar- Lançamento do Dardo), Matheus Henrique do Nascimento Oliveira(1º Lugar- Lançamento de Disco, 1º Lugar- Arremesso do Peso e 1º Lugar- Corrida 75 metros), João Guilherme Néri Alves (1ºLugar- Lançamento de Disco, 2º Lugar- Corrida 75 metros e 2º Lugar- Corrida 250 metros) e Victor Cezar Fonseca (3º Lugar- Lançamento da Pelota, 3º Lugar- Arremesso do Peso e 3º Lugar- Corrida 60 metros). O paratleta Matheus Henrique superou seu próprio record obtido na regional de Brasília, fase classificatória, e institui novas marcas no lançamento de disco e na corrida em cadeira de rodas.
            Todos esses atletas são treinados e orientados pelo professor Walter Junior, o Bill, e recebem todo o suporte da Prefeitura de Pitangui, por meio da Secretaria de Esportes. A prefeitura, entre outras coisas, auxilia no transporte dos alunos atletas durante as competições. Além de custear o professor e parte dos materiais usados nos treinos.
          “Mais uma vez nossos paratletas fizeram bonito. Cada vez mais são motivo de orgulho para Pitangui e para Minas Gerais. O incentivo e o suporte que a prefeitura dá ao paradespotro tem revelado talentos e modificando vidas, sempre para melhor.”, pontua Maria Lúcia Cardoso – prefeita de Pitangui.
             As Paraolimpíadas Escolares/2023 – ocorridas de 27 de novembro a 1º de dezembro – foi uma realização do Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte – SEE, e tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiências físicas, visuais e intelectuais em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.