30 NOV 2023
A MÚSICA EM PITANGUI
A música em Pitangui é uma obra que pretende recolher canções e momentos, figuras ligadas à música da Sétima Vila do Ouro.
Não se trata de uma pesquisa histórica, mas se compõe de dados, encontrados aqui e ali, na lembrança de muitos e na oralidade do povo pitanguiense.
Ao elaborar esta coletânea, tivemos em mente uma idiossincrasia desta cidade: Pitangui é uma cidade musical e buscar reunir canções, cantores e compositores em um livro é, antes de lhes prestar homenagem, um modo de perpetuar a sua arte e o momento histórico que viveram.
Nos palcos do Cine Pitangui ou Cetepense, nas igrejas, nas barraquinhas de Nossa Senhora do Pilar, da Penha ou São Francisco, a música pitanguiense sempre nos trouxe alegria e poesia.
Na atualidade, muitos desses músicos fazem sucesso pelo Brasil e, tenho certeza, de que, em suas apresentações, levam Pitangui no coração.
Condensados nestas páginas, cada um deles se fará mais conhecido e a sua música os tornará imortais.
Autor: Maria José Valério Calderaro Teixeira
Arquivos Vinculados