22 NOV 2023
PEDALROMARIA, ENTRE PITANGUI E LEANDRO FERREIRA, SERÁ REALIZADO NO PRÓXIMO DOMINGO
       Um evento entre amigos que concilia esporte, fé, social e ecologia. Esse é o PedalRomaria que será realizado no próximo domingo, com o apoio da Prefeitura de Pitangui, e que deve reunir cerca de 250 amantes das bicicletas e das trilhas. O PedalRomaria terá início às 6h30 da manhã em Pitangui, os participantes percorrerão 55km com destino a cidade de Leandro Ferreira, última morada do saudoso Padre Libério.
       Em 2023 o PedalRomaria completa a sua 10ª edição e para receber bem todos os participantes uma grande estrutura está sendo pensada. Os ciclistas que participarem do evento terão direito a camisa, café da manhã, lanche no percurso e um almoço com show ao vivo. Ainda segundo a organização do PedalRomaria será obrigatório o uso de capacete e calçado fechado. Será feito, também, um seguro para a integridade dos ciclistas e um carro de apoio, com mecânico, dará suporte aos ciclista caso seja necessário.
       Os organizadores do PedalRomaria afirmam: o propósito do evento é incentivar a prática da atividade física, através do uso da bicicleta, proporcionando momento de descontração e lazer junto aos familiares e amigos. Envolvendo ciclistas profissionais e amadores, adultos, jovens e crianças.
       Além do aspecto esportivo e religioso, outra característica importante é o social. Em 2022, pagos todos os custos do evento, ainda foi possível apurar R$9.108,11 que foram repassados para a Associação de Proteção ao Menor, APAM, entidade que será novamente beneficiada esse ano.
       O pelotão ciclístico, além de tirar da cama bem cedo, fãs cativos de Pitangui, ainda é recebido por pessoas nas ruas e janelas do Velho do Taipa, Cunhas, e outros distritos até a chegada, em cortejo, em Leandro Ferreira. Neste trajeto existem paradas para descontração, alimentação e hidratação.
       Cada participante que participará do PedalRomria terá direito a medalha de participação e uma camisa alusiva ao evento. Por meio da Secretaria de Esporte, o PedalRomaria é apoiado pela Prefeitura de Pitangui.