22 NOV 2023
PITANGUI ALERTA AOS BENIFICIÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA SOBRE O FIM DO PRAZO PARA O “ACOMPANHAMENTO EM SAÚDE”
Quem não realizar corre o risco de ficar sem o benefício
      Em Pitangui, os beneficiários do Programa Bolsa Família devem ficar atentos é que se encerra no próximo dia 30 de novembro o prazo para que eles compareçam à uma Unidade Básica de Saúde para que seja feito o “acompanhamento de saúde”.
       Esse acompanhamento é uma das exigências do Governo Federal para a concessão desse benefício social e quem não realizá-lo pode perder o direito de ser comtemplado por esse programa. Ao longo do ano várias convocações foram feitas, mas o percentual de adesão, cerca de 59%, é considerado baixo. Em Pitangui estima-se que 2.757 deveriam passar por esse acompanhamento.
       De acordo com a diretora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Pitangui, Carol Barcelos, o acompanhamento do beneficiário do programa Bolsa Família na saúde é importante pois possibilita direcionar as ações sociais que contribuem para reduzir o grau de vulnerabilidade social. “Essas ações são fundamentais para inclusão social dessas famílias e garante às famílias o direito de acesso às ações de saúde”, destaca a diretora.
       Carol explica, ainda, que nas unidades de saúde o acompanhamento é feito de maneira individualizada às famílias beneficiárias. Entre outras coisas é oferecido acompanhamento de pré-natal de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde. Além de atividades sobre aleitamento materno, alimentação saudável e preparo para o parto. Entre outras atividades importantes para a saúde da gestante do bebê. Para a mãe ou responsável pelas crianças menores de sete anos é efetivado o cumprimento do calendário de vacinação da criança. De acordo com preconizado pelo Ministério saúde, verificação e acompanhamento do estado nutricional por meio da aferição de peso e altura. É oferecido, ainda, acompanhamento de crescimento e desenvolvimento de acordo com preconizado pelo ministério e atividades educativas sobre aleitamento materno e cuidados gerais com a alimentação.
       “O acompanhamento em saúde dos benificiários do Bolsa Família é uma oportunidade de se verificar se essas pessoas estão sendo assistidas pelos vários serviços que a Atenção Primária disponibiliza. Se porventura for constatado que há ausência de algum tipo de atendimento, os usuários serão incluídos na cobertura”, explica Carol Barcelos.
      Além de documentos pessoais, a Saúde de Pitangui recomenda as pessoas que devem passar por esse acompanhamento a levar a caderneta de vacinação e o cartão SUS para acompanhamento que deve ser realizado na Unidade Básica de saúde mais próxima de sua residência.
      No próximo sábado, dia 25, a Policlínica estará funcionando de 8h às 12h. Quem ainda não realizou seu acompanhamento de saúde, por motivo de tempo, tem mais essa oportunidade.
      É necessário ficar atento ao prazo e realizar o mais rápido possível esse acompanhamento e evitar transtornos, como a perca do benefício.
Autor: Rodrigo Dias