21 NOV 2023
APÓS INTENSO TEMPORAL NO DOMINGO, PREFEITURA DE PITANGUI MONTA FORÇA TAREFA PARA LIMPEZA DE VIAS, AÇÕES EMERGENCIAIS E ASSISTÊNCIA AS FAMÍLIAS ATINGIDAS
Durante todo o dia de hoje, segunda, 20, a prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso, tem se reunido com vários órgãos do governo municipal, entre eles Secretaria de Obras, Desenvolvimento Social, Administração e também com o serviço de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Na pauta, a análise das consequências ocasionadas pela forte chuva que caiu na cidade no início da noite de ontem. Foram cerca de uma hora e meia de temporal que ocasionou problemas em várias regiões da cidade.
O serviço de Defesa Civil de Pitangui, sob a coordenação da prefeita Maria Lúcia, iniciou os trabalhos na noite de ontem mesmo com o trabalho de assistência a famílias que foram desalojadas em função da chuva. Várias casas foram invadidas, parcialmente, pela enxurrada. A Defesa Civil realizou, ainda, o monitoramento das áreas mais atingidas pela chuva. A região central da cidade, o Lavrado e a Gameleira são alguns dos pontos mais comprometidos pelo forte temporal de domingo.
A Secretaria de Desenvolvimento Social faz o levantamento das famílias atingidas pelas chuvas. Assistentes sociais da secretaria fazem o cadastro e acompanhamento, bem como os encaminhamentos necessários para aquelas famílias que forem identificadas em vulnerabilidade, devido aos problemas ocasionados pela chuva, possam receber benefícios eventuais, como o auxílio aluguel.
Com a chuva, várias ruas ficaram alagadas e em decorrência disso, durante todo o dia de hoje, a Prefeitura de Pitangui tem realizado a limpeza das vias atingidas. Realizando a remoção de detritos e entulhos que foram deslocados pela enxurrada. Outro trabalho foi a remoção de árvores e/ou galhos que caíram com a forte chuva.
Acompanhada por uma equipe da Prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, a prefeita Maria Lúcia Cardoso percorreu os pontos mais críticos. “A ordem é dar toda assistência possível as famílias que foram mais durante atingidas pela chuva”, explica a prefeita.
Engenheiros da Secretaria de Obras também acompanharam a prefeita nessa vistoria. A intenção foi a de identificar as localidades que apresentaram maior dificuldade para escoar a água da chuva. A prefeitura vai a avaliar a possibilidade de realizar intervenções emergenciais com a finalidade de minimizar problemas futuros.
 A Defesa Civil vai avaliar a situação de construções que estejam em as áreas de risco da cidade. Com o início do período chuvoso que vai se prolongar para os próximos meses. A ideia é reduzir o risco de perdas com possíveis desabamentos ou queda de barreiras.
 “Estamos reforçando as providências, mas é necessário todos ficarem em alerta. Ao sinal de algo fora do normal, o serviço de Defesa Civil na cidade deve ser acionado”, completa
Militares do Corpo de Bombeiros também estiveram em Pitangui vistoriando os locais mais atingidos pela chuva. Determinadas localidades, como na rua Antero Rocha, onde um buraco foi formado, serão interditadas e sinalizadas para evitar acidentes e preservar vidas.
“Temos que parabenizar a prefeitura por convocar essa reunião de emergência. Isso mostra que o poder municipal está preocupado com o bem estar do cidadãos. Peço, também, a compreensão de todos. A gente veio aqui verificar e a gente viu que está sendo feito tudo o que está ao alcance da prefeitura”, aponta a Tenente Ramos do Corpo de Bombeiros.