05 OUT 2023
PITANGUI ZERA A FILA PARA A REALIZAÇÃO DE EXAMES DE MAMOGRAFIA
          O Outubro Rosa chega com uma ótima notícia para as mulheres de Pitangui. A prefeitura investiu e nos últimos seis meses conseguiu zerar a fila para a realização de exames de mamografia na cidade. Em março, em comemoração ao Dia da Mulher, a prefeita Maria Lúcia Cardoso entregou a saúde do município um mamógrafo que vem atendendo as mulheres na Policlínica.
            Desde sua instalação, já foram realizadas mais de 840 mamografias. Uma média de 140 exames realizados por mês. De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as mulheres que passaram por consulta nas unidades de saúde do município e receberam a prescrição do exame de mamografia tiveram seus exames agendados pelo setor de regulação.
            O câncer de mama, entre os tipos de canceres, é o mais recorrente entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, INCA, a previsão é que, entre o triênio 2023-2025 surjam 74 mil novos casos de câncer de mama; um crescimento de 10% no número de casos se relacionado com o triênio 2020-2022. A taxa de mortalidade estimada, segundo o INCA, é de cerca de 18.139 óbitos/ano.
           A boa notícia é que – quando diagnosticado cedo – o câncer de mama tem uma chance de cura de até 95% dos casos. Daí importância da mamografia que deve ser feita anualmente, a partir dos 40 até os 69 anos, ou conforme prescrição médica. Com o mamógrafo instalado na Policlínica de Pitangui a realização desse exame ficou mais ágil sem as pacientes terem que se deslocar para outras cidades para realizar esse exame.
            “O mamógrafo dá essa facilidade as mulheres de Pitangui. Zerar a fila para esse tipo de exame é um dado importante e que deve ser comemorado. Quer dizer que o serviço de saúde está ativo e funcionando bem, mais do que isso, criamos condições, uma vez o diagnóstico sendo positivo, de encaminhar nossas mulheres para atendimento necessário. Rapidez, nesse caso, é essencial para o início e eficácia do tratamento”, explica Maria Lúcia Cardoso.
              Ainda segundo a prefeita, é importante todas as mulheres aproveitarem essa oportunidade e ficar em dia com sua mamografia. Sei que a vida é corrida para todas nós: filhos, marido, casa e trabalho. Mas é necessário tirarmos um tempo para gente e cuidar da nossa saúde. Com o mamógrafo instalado na Policlínica isso ficou mais fácil”, completa a Maria Lúcia.
         A porta de entrada para esse serviço, que é oferecido gratuitamente à população, é pela Atenção Primária, via Unidades Básicas de Saúde. Nelas as mulheres são acompanhadas e direcionadas para realização da mamografia por meio de acompanhamento médico.
Autor: Rodrigo Dias