04 JUL 2023
PITANGUI VAI SER TEMA DE LIVRO
          O Projeto Redescubra Minas – História, Patrimônio e Experiência tem a proposta de abordar a história de Minas Gerais quando o Estado estava em formação. Para isso, o ponto de partida do projeto são as cidades que foram arraiais no passado e que sustentaram o surgimento de Minas Gerais. O projeto percorre essas cidades e o trabalho final vai dar origem a um livro.
            Com 308 anos de existência Pitangui, a antiga Sétima Vila do Ouro, e antes disso conhecida como Arraial de Nossa Senhora da Piedade, é uma das cidades mais antigas de Minas Gerais sendo considerada a cidade-mãe do Centro-Oeste Mineiro. A partir de Pitangui aos menos 40 municípios foram originados.
            Durante toda manhã de hoje uma equipe composta por historiador, consultor e fotógrafa estão em Pitangui, conhecendo in loco parte da história da cidade, registrada pelo seu bem conservado conjunto arquitetônico colonial e pelos documentos que estão sobre a guarda do Instituto Histórico de Pitangui.
             “A proposta desse projeto é falar da história de Minas, mas não a história meio e, sim, a história lá de trás, do início, quando Minas ainda era um embrião. Dessa forma, o livro terá um recorte temático e temporal do início da formação do Estado. Pitangui faz parte dessa história e, se pensarmos que Minas tem 853 municípios nem todos tiveram essa prerrogativa de estar lá, nas origens de Minas Gerais. O diferencial do livro é este: falar da história antiga”, explica Charles Eládio Nazareth Faria – idealizador do projeto.
             Um dos fios condutores é a Guerra dos Emboabas, 1707 a 1709, que foi uma disputa entre bandeirantes e lusitanos pela exploração das jazidas de ouro de Minas Gerais. De acordo com Charles, depois do término da guerra, os paulistas, parte deles, vieram para Pitangui.
             “Vamos contar, também, os desdobramentos do retorno desses paulistas à região para também falar do descobrimento das minas de ouro de Goiás e Mato Grosso”, acrescenta Charles Eládio.
              Além de Pitangui, vão compor o Projeto Redescubra Minas – História, Patrimônio e Experiência as cidades como: São João Del Rei, Tiradentes, Congonhas, Mariana, Itabirito, Catas Altas, Conceição do Mato Dentro, dentre outras. O Projeto Redescubra Minas é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e recebe o patrocínio da Copasa.
Autor: Rodrigo Dias
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024