22 FEV 2023
LAVAGEM DO BANDEIRANTE 2023
Com o patrocínio da Prefeitura de Pitangui, via Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, foi realizada no domingo de carnaval a 12ª edição da Lavagem do Bandeirante.
Um carnaval família e feito para todos, assim foi a Lavagem do Bandeirante que contou com as marchinhas de carnaval executadas pelos músicos da banda “José Viriato Bahia Mascarenhas”. Outro ponto alto da folia foram as fantasias. Crianças, jovens, adultos e pessoas idosas. Todos entraram no clima e as fantasias levaram um colorido especial para o carnaval de Pitangui.
“Essa festa maravilhosa que reúne todas as pessoas, não somente de Pitangui, é o conjunto do ideal criado por vários amigos e que surgiu da espontaneidade”, diz Israel de Jesus Borges Almeida – graduando em história.
A Lavagem do Bandeirante é um evento cultural e carnavalesco que propõe o uso de água e sabão para lavar a estátua do bandeirante paulista Domingos Rodrigues do Prado, um símbolo da colonização de Pitangui e comandante dos principais motins ocorridos na Sétima Vila do Ouro, no século XVIII, entre eles o Motim da Cachaça e o primeiro motim armado do Brasil contra o pagamento do Quinto do Ouro.
A prefeita Maria Lúcia Cardoso é incentivadora das manifestações culturais de Pitangui e, de acordo com ela, 2023 será um ano rico na realização de eventos culturais promovidos pela prefeitura ou apoiados por ela. Tudo para que os pitanguienses, e visitantes, tenham momentos de entretenimento de qualidade e que destaquem o fazer cultural da cidade além, é claro, de estimular o comércio local e aquecer o turismo.
“A cultura é tudo aquilo que nos confere identidade. Nós vamos apoiar e promover todas as manifestações culturais que são importantes para Pitangui. Entendendo que, assim, preservamos a nossa história e memória, ao mesmo tempo que oferecemos eventos de qualidade e que também são importantes para potencializar a economia da cidade”, destaca a prefeita Maria Lúcia Cardoso.
Com o suporte da Prefeitura de Pitangui, a Lavagem do Bandeirante ganhou ampla divulgação na mídia local e regional. Sendo, inclusive, registrada pela TV Integração e Alterosa.

Imagens e vídeos: Daniella Fiama
Lavagem Bandeirante 2023