25 JAN 2024
NOVOS DIRETORES ESCOLARES DE PITANGUI, E VICES, PASSAM POR CURSO DE FORMAÇÃO INTRODUTÓRIA
             Em 2024 a educação em Pitangui vai receber um importante incremento. A Prefeitura atendeu todas as condicionantes estabelecidas pelo Ministério da Educação e com isso obteve um aumento de R$ 3.126.196,12 no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação, Fundeb, que passará para R$ 15.309.446,28.
            Entre as metas atingidas pelo município de Pitangui está a gestão democrática nas escolas com critérios técnicos de mérito e desempenho com a participação da comunidade escolar que culminou nas eleições dos novos diretores (08) e vices (03) que no dia 17 janeiro foram empossados pela prefeita Maria Lúcia Cardoso.
                A prefeita Maria Lúcia Cardoso assumiu todo o processo da gestão democrática com esse formato de escolha dos diretores escolares seguindo a Meta 19 do Plano Decenal Nacional de Educação e a Meta 17 do Plano Decenal Municipal de Educação de Pitangui. A eleição dos novos diretores contou com a participação colegiada dos educadores, sendo regido pela transparência e pluralidade.
            Ainda dentro desse processo, os novos diretores eleitos e vices iniciaram ontem, 24, o curso de Formação Introdutória para Diretores Escolares. Amplamente imersiva, essa iniciativa trata-se de uma jornada de desenvolvimento profissional projetada para inspirar e capacitar lideres educacionais.
          Nesse curso de formação introdutória, entre outros assuntos, o novos diretores estão sendo capacitados em temas como à gestão educacional, liderança e comunicação na escola/creche, na avaliação e qualidade na educação e na gestão financeira e orçamento educacional.
             O curso de Formação Introdutória para Diretores Escolares se estende até sábado, 27, e é realizado no período da manhã e tarde. A realização dessa iniciativa é inédita em Pitangui, sendo um compromisso firmado pelo atual Governo Municipal.
            “A Gestão Escolar Democrática é uma dinâmica sustentada no diálogo, na participação ativa dos sujeitos escolares, na construção coletiva de procedimentos e na elaboração de canais de comunicação favorecendo a democracia. Da escolha dos novos diretores e vices até esse processo de capacitação, estamos trabalhando para cumprir essas premissas. Com foco, é claro, no oferecimento de uma educação de excelência para nossos alunos”, defende a prefeita Maria Lúcia Cardoso.
Autor: Rodrigo Dias