24 JAN 2024
“MELHOR EM CASA, EM PITANGUI” ATENDE PACIENTES IMPOSSIBILITADOS DE IR ÀS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
             Pitangui conta hoje com uma estrutura de 10 Unidades Básicas de Saúde, UBS (o antigo PSF), distribuídas em todas as regiões da cidade e zona rural. O que representa uma cobertura assistencial superior 100%.  As unidades das Equipes de Saúde da Família, ESF’s, e as equipes de Atenção Primária, AP, são a porta de entrada de vários serviços oferecidos pelo SUS, como atendimentos médicos, de enfermagem, curativos, puericultura, vacinação entre tantos outros. A estimativa é que por mês, em Pitangui, mais de 5.200 atendimentos (médico, de enfermagem, assistente social, com psicólogo e nutricionista) são realizados nas Unidades Básicas de Saúde da cidade.
                Apesar desses serviços estarem a disposição de toda a população, nem todos, por um motivo ou outro, tem condições de se deslocar até uma UBS para receber o atendimento necessário para a promoção e preservação da sua saúde. É aí que entra o programa “Melhor em Casa, em Pitangui”.
            Essa iniciativa, que atende o que preconiza o SUS, faz o atendimento e acompanhamento de todos os pacientes impossibilitados de buscar atendimento nas unidades de saúde. Atendimento que é dispensado a idosos, pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida e aquelas como enfermidades bem avançadas.
               Atualmente são atendidos pelo “Melhor em Casa, em Pitangui” cerca de 30 pacientes na cidade e outros três nas comunidades rurais de Veloso, Paiol Velho e Buracão. A equipe que faz os atendimentos é composta por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem que visitam o paciente em casa e fazem a análise do quadro. Ela realiza os procedimentos necessários como a aplicação de medicamentos intravenosos, aferição de pressão arterial, troca de curativos entre outros.
               “Meu pai chama João de Faria Braga e tem 73 anos. Dia 06 de abril de 2023 ele caiu e a partir desse momento ele não andou mais, ele ficou acamado. Sou muito agradecido a Deus por esse programa e as meninas por que elas trabalham com amor, sabe”, relata Gleizimara Aparecida Braga Morato – filha de um dos assistidos pelo Melhor em Casa, em Pitangui.
               Para a coordenadora desse programa, Kelen Faria Lemos Valério, ele é mais uma prova de atenção que a Prefeitura de Pitangui dá aos seus usuários do serviço de saúde. O “Melhor em Casa, em Pitangui” evita que o paciente, que já está debilitado, continue enfrentando hospitais. Dessa forma ele é atendido em casa pela equipe, com todos os cuidados necessários e com o máximo conforto possível. A família também é orientada.
               “Ele representa um programa de saúde, facilidade de vida, afeto e compromisso”, finaliza Gleizimara Aparecida.
              O programa “Melhor em Casa, em Pitangui” faz parte do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O contato é pelo (37) 99971-8644 que também é whatsapp. As visitas são periódicas, de acordo com o caso de cada paciente, ou se tiver alguma urgência o SAD pode e deve ser acionado.