INICIADO O PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DO GADO DE PEQUENOS PRODUTORES DE PITANGUI
Começou ontem, 15, em Pitangui, a ação que beneficia pequenos produtores rurais com o programa de melhoramento genético de seu rebanho. Durante todo o dia técnicos da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais, CONAFER, e da Prefeitura de Pitangui, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, percorram as propriedades que se inscreveram no programa.
Nessa primeira fase do trabalho a equipe técnica avalia a situação do gado e realizam exames de ultrassonografia entre outros. As condições se mostrando propícias, foi colocado um implante nas vacas selecionadas. Este dispositivo contém progesterona que vai estimular o cio no animal que será separado dos demais. Num prazo de oito dias os técnicos retiram o implante e fazem a inseminação.
O programa de melhoramento genético disponibiliza em Pitangui 100 doses de sêmens. Esse programa visa levar a biotecnologia reprodutiva aos pequenos pecuaristas. Com essa iniciativa os pequenos pecuaristas podem multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial.
A equipe técnica da CONAFER, responsável pela inseminação, utiliza rigorosos protocolos internacionais para realizar esse tipo de procedimento.
“Estamos atentos a parcerias e a boas iniciativas que possam contribuir com o trabalho do homem do campo. Numa outra ponta investimos em projetos de infraestrutura - como conservação de estradas, asfaltamento, manutenção e construção de pontes – que melhoram o acesso as comunidades rurais e facilitam o escoamento dos produtos produzidos no campo”, pontua a prefeita Maria Lúcia Cardoso.
Como a Prefeitura se mobilizou e inscreveu o município nesse programa de melhoramento genético, a boa notícia é que ele tem uma duração de quatro anos. Isso significa que aquele produtor da Agricultura Familiar que não foi atendido nessa primeira fase poderá ir a Secretaria de Agricultura e solicitar sua inclusão nesse programa.
Ainda de acordo com a CONAFER, o melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura.
Informações: Rodrigo Dias
(37) 99946-6094