12 JAN 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL APRESENTA RESULTADOS EM PITANGUI
      Os serviços socioassistenciais, referente ao ano de 2023, tiveram um bom desempenho em Pitangui. Na prática isso significa que mais pessoas em situação de vulnerabilidade social estão sendo assistidas pela política de assistência social executadas através dos serviços ofertados nos equipamentos CRAS e CREAS.
       No ano passado, no total, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) foi responsável 3.576 atendimentos. Desses, 957 foram de visitas domiciliares. O CRAS é um equipamento da proteção social básica e trabalha com o fortalecimento dos vínculos. Pessoas em situação de vulnerabilidade são atendidas por esse serviço que conta com uma equipe multidisciplinar que, entre outros profissionais, é composta por psicólogos e assistentes sociais.
       No CRAS os assistidos tem à disposição várias oficinas de socialização e terapêuticas, bem como aqueles de cunho profissionalizante que visam proporcionar aos assistidos o desenvolvimento de habilidades que os deixem aptos, também, para o mercado de trabalho. Durante o ano de 2023, via CRAS, 424 benefícios eventuais foram concedidos. São auxílios diversos como auxílio natalidade, funeral entre outros.
        No que se refere a violação de direitos – seja contra a mulher, criança e idoso – o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é o equipamento de proteção social especial onde as pessoas que passam por violências patrimonial, física ou psicológica – ou aquelas que podem ser possíveis vítimas – recebem o devido amparo conforme a lei especifica para cada caso, sendo orientadas, ainda, por uma equipe técnica.
        Durante todo o ano de 2023, o CREAS de Pitangui foi responsável por mais de quatro mil atendimentos. Desse total, aproximadamente mil, foram de visitas domiciliares. Esse é um dado relevante e demonstra, entre outros fatores, que esse serviço faz uma busca ativa de potenciais casos de violação de direitos, assim como o acompanhamento dos casos demandados. O que ocorre, também, num trabalho em parceria com órgãos como Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar. O número de abordagem sociais do CREAS foi de 664 casos.
      “As equipes técnicas do CRAS E CREAS trabalharam de forma contínua buscando os objetivos desses equipamentos, ampliando o atendimento aos usuários e a garantia de seus direitos e fortalecimento dos vínculos”, explica Teresa Raquel de Castro – secretária de desenvolvimento social.
Assistência Social e Promoção a Cidadania