Finalidades: Desenvolver ações de execução das atribuições orçamentárias, financeiras, fiscais
e tributárias do município, arrecadar tributos e outras receitas municipais, realizar cadastro
fiscal, rendas imobiliárias e escrituração contábil, bem como gerenciar a política de compras,
administração de suprimentos e gestão de pessoas.

Competências: cumprir políticas e diretrizes definidas no plano de governo municipal e nos
programas gerais e setoriais; propor política de gestão de pessoas com o objetivo de valorizar
os servidores, qualificá-los, motivá-los, garantir a disciplina e melhorar a prestação dos
serviços públicos; coordenar as atividades de apoio logístico e serviços gerais necessárias às
atividades do Poder Executivo Municipal; coordenar a execução das atividades administrativa,
orçamentária e financeira da Secretaria; elaborar o planejamento orçamentário da Secretaria,
subsidiando as informações necessárias à elaboração do orçamento anual; participar das
reuniões do Secretariado; atender às solicitações e convocações do Legislativo Municipal;
apresentar ao Prefeito e ao órgão de controle interno, periodicamente e em caráter eventual,
relatórios analíticos, sintéticos e críticos da atuação do órgão; acompanhar os processos de
compras da Secretaria atestando a entrega do material ou a prestação de serviços realizados e
a liquidação das notas de empenho; executar os critérios estabelecidos para a utilização dos
recursos orçamentários e financeiros; emitir atos administrativos de sua competência;
planejar, coordenar, supervisionar e acompanhar a arrecadação dos tributos municipais e
outras rendas correlatas; gerenciar as atividades de gestão, supervisão e avaliação do Sistema
Tributário do Município; coordenar a execução Contábil, Financeira, Patrimonial e
Orçamentária do Município, conforme legislação específica; elaborar normas gerais de
administração contábil municipal à luz da legislação de que trata o assunto; assessorar o
Prefeito em assuntos econômico-financeiros; coordenar as atividades de gestão de material e
patrimônio, especialmente de aquisição de itens do Ativo Circulante e os bens referentes ao
Ativo Permanente da Secretaria Municipal de Administração e Finanças; realizar estudos sobre
execução ao orçamento com vista a minimizar despesas; coordenar o recebimento dos
recursos municipais e as operações relativas ao financiamento e repasses e ou
provisionamento; coordenar as atividades de fiscalização dos contribuintes; administrar as
atividades de gestão dos assuntos financeiros e fiscais do Município; coordenar as atividades
de administração de pessoal e seguir as diretrizes de sua gestão definidas pelo Governo,
dentro de sua secretaria; assegurar o repasse eficiente de informações ao órgão de Controle
Interno, com fins a viabilização da função de controle, organização e planejamento; emitir
despacho ou parecer de caráter conclusivo sobre assuntos submetidos à sua decisão ou
apreciação; realizar outras atividades relacionadas com a sua área.


Responsáveis

Willian Geraldo de Barros

Secretário

Endereço

  Rua Padre Belchior, 51  Bairro: Centro
    Pitangui/MG

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