RSS Pitangui - MG Notícias de Pitangui/MG Fri, 13 Dec 2019 07:46:14 -0300 Fri, 13 Dec 2019 07:46:14 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://pitangui.mg.gov.br/rss Cadastramento Escolar da Educação Infantil 2020 em Pitangui começa dia 09/12 Tue, 03 Dec 2019 09:54:39 -0300 https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1781/?cadastramento-escolar-da-educacao-infantil-2020-em-pitangui-comeca-dia-0912.html https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1781/?cadastramento-escolar-da-educacao-infantil-2020-em-pitangui-comeca-dia-0912.html
  • Creche (Berçário, Maternal I, Maternal II e Maternal III),
  • Pré – Escola (I Período e II Período)


As inscrições vão até o dia 13 de dezembro e podem ser feitas no horário de 07 às 11 horas e de 13 às 17 horas, nos seguintes locais:

  • CMEI “Didi Cançado” (CAIC)
  • CMEI “Alarico Bahia” (Creche)
  • E. M. “Dr. José Lima Guimarães” (Brumado) e
  • Secretaria Municipal de Educação (alunos que irão matricular no Proinfância).


A inscrição no cadastro escolar deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis das crianças, mediante a apresentação (original e cópia) dos seguintes documentos:

  1. Certidão de nascimento
  2. Conta de luz (Cemig) recente
  3. Cartão de Vacina
  4. Cartão do Bolsa Família
  5. RG dos pais/responsáveis
  6. Declaração de Trabalho (Turno Integral).




]]>
Prefeitura de Pitangui promove aulão inaugural do Programa “Mexa-se!” Tue, 03 Dec 2019 09:20:47 -0300 https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1780/?prefeitura-de-pitangui-promove-aulao-inaugural-do-programa-mexa-se.html https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1780/?prefeitura-de-pitangui-promove-aulao-inaugural-do-programa-mexa-se.html
A caminhada passou por alguns pontos turísticos de Pitangui, como a Igreja de São Francisco, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, o Museu Histórico e pela recém-restaurada Praça Governador Benedito Valadares, a Praça do Jardim. O trajeto foi escolhido não só por permitir uma caminhada agradável, mas também para que os participantes pudessem ter uma visão diferenciada de quão belo e rico é o nosso patrimônio histórico. A administração municipal também recebeu muitos elogios por sua preocupação na preservação de nossa memória cultural.

A caminhada seguiu até a Praça Plínio Malachias, que ganhou uma cuidadosa estrutura para receber os participantes para o aulão inaugural do Programa “Mexa-se!”. Diversas atividades físicas e aeróbicas foram realizadas pelos professores do programa de Pitangui, Thaís Campos e Wellington Paulo, com a participação dos professores das cidades visitantes.

O Prefeito de Pitangui, Marcílio Valadares, foi um dos mais ativos no evento e disse que o Programa “Mexa-se!” chega para oferecer mais qualidade de vida para os pitanguienses – “Esse programa é uma forma democrática, saudável e divertida para incentivar a prática habitual de exercícios físicos, melhorando o bem estar e a qualidade de vida das pessoas. E, pelo engajamento e disposição das pessoas aqui presentes, tenho a certeza de que os objetivos serão alcançados”.

O evento contou também com a presença da ONG Fio de Luz, que montou um stand de doação de perucas para pacientes em tratamento contra o câncer.

Benefícios da prática de exercícios físicos

A prática habitual de exercícios físicos traz muito mais benefícios do que o reforço muscular e a perda de peso. Os exercícios físicos realizados de forma regular ou frequente estimulam o sistema imunológico, ajudam a prevenir doenças cardíacas, moderam o colesterol, ajudam a prevenir a obesidade e outras coisas. Além disso, melhoram a saúde mental e ajudam a prevenir a depressão. Porém, todo exercício físico deve ser sempre realizado sob a orientação de um profissional, pois a prática de esportes somente nos permite atingir os objetivos esperados quando é devidamente orientada.

O Programa “Mexa-se!”

O "Mexa-se" é um programa educativo/recreativo, de desenvolvimento social e de promoção da saúde da população, por meio da prática de atividades físicas regulares, realizado diariamente, através de programação em polos dos bairros ou região.

O "Mexa-se" tem os seguintes objetivos gerais:

  • Mobilizar a comunidade para melhorar suas condições de vida e saúde, utilizando-se de profissionais especializados em Educação Física (educadores físicos) e da estrutura do município;
  • Constituir-se em instrumento de sustentabilidade e efetividade das ações do Município, destinadas à prevenção e controle de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT);
  • Resgatar valores humanos do respeito, companheirismo, solidariedade, civismo e gentileza, entre outros;
  • Estimular a participação da família;
  • Proporcionar às pessoas e às famílias atividades físicas diversificadas e criativas, regulares e supervisionadas;
  • Estimular a prática do lazer e das atividades físicas, nas horas livres;
  • Resgatar o lúdico e o lazer na comunidade;
  • Estimular a valorização e a proteção ambiental;
  • Ocupar e utilizar os espaços públicos do município.

Confira a programação do Programa “Mexa-se!”:




]]>
CONFIRA SEU LOCAL DE PROVA DO CONCURSO PÚBLICO 2019 Tue, 22 Oct 2019 14:04:26 -0300 https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1779/?confira-seu-local-de-prova-do-concurso-publico-2019.html https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1779/?confira-seu-local-de-prova-do-concurso-publico-2019.html Com 1725 inscritos e média geral de 653,35 candidatos por vaga, o concurso público segue para a fase de provas, neste domingo, dia 27 de outubro. 

De acordo com o item 07 do edital:

- O candidato deverá comparecer ao local das provas 30 (trinta) minutos antes do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais de aplicação das provas, considerado o horário de Brasília.

- É necessário ter em mãos o Comprovante Definitivo de Inscrição - CDI, cédula oficial de identidade ou outro documento equivalente, original ou cópia autenticada, com foto e assinatura, não sendo aceitos protocolos ou declarações.

- Para fazer a prova é permitido somente o uso de caneta esferográfica azul ou preta.

Consulte as listas em anexo, confira seu local de prova e fique atento aos horários! 

Link para demais anexos do Concurso:
https://www.eloassessoriaeservicos.com.br/concurso/22/detalhes



]]>
ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL DO CIAS Wed, 16 Oct 2019 10:32:29 -0300 https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1778/?ata-da-assembleia-geral-do-cias.html https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1778/?ata-da-assembleia-geral-do-cias.html Festival Comida de Buteco, em Pitangui, caiu nas graças e no gosto da população Wed, 02 Oct 2019 13:19:09 -0300 https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1777/?festival-comida-de-buteco-em-pitangui-caiu-nas-gracas-e-no-gosto-da-populacao.html https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1777/?festival-comida-de-buteco-em-pitangui-caiu-nas-gracas-e-no-gosto-da-populacao.html
Realizado no período de 6 a 26 de setembro, cada noite do festival levou um grande público aos estabelecimentos participantes, na seguinte ordem:

- Dia 06: Bar e Restaurante Varandão

- Dia 12: Bar do Quinzinho

- Dia 13: Choperia Vila do Ouro

- Dia 19: Ávila’s Bar

- Dia 20: Bar do Chico

- Dia 25: Bar do Nino

- Dia 26: O Pote

Nesse ano, os pratos concorrentes deveriam, obrigatoriamente, conter queijo, ora-pro-nóbis e abacate. E o que não faltou foi criatividade e sabor nos pratos apresentados.

Todos os estabelecimentos participantes seguiram a mesma rotina para a apresentação dos pratos; abrindo às 19h30, as degustações aos jurados iniciavam-se às 21h, com duração de 1 hora para a apresentação dos 3 pratos exigidos pelo regulamento, ou seja, prato de entrada, prato principal e uma sobremesa.

Os critérios de avaliação dos pratos consideraram:

1. Apresentação/Aparência

2. Sabor

3. Inovação

4. Ambiente do estabelecimento

5. Qualidade do atendimento

6. Temperatura


Jurados


A organização do festival Comida de Buteco escolheu 8 jurados fixos: Kenya Lobato, Adalberto Bicalho, Geraldo Lemos, José Geraldo Lobato, Lewison Bicalho, Cecília Galvão, Lucas Barcelos e Nayder Nunes, além de 1 jurado escolhido através de sorteio dentre as pessoas inscritas em cada noite do evento.


Bar da Galera


O Bar da Galera foi mais uma modalidade de premiação no evento desse ano. Cada estabelecimento participante tinha uma hashtag específica para seu dia de apresentação dos pratos, disponibilizada às 17h. A dinâmica dessa votação consistia na postagem de fotos no Instagram, feitas pelo público presente durante cada noite de apresentação, utilizando a hashtag liberada. As regras para validação da votação eram:

• Fotos postadas no feed do Instagram no horário de 19h30 até às 00h00, associadas a hashtag da noite de apresentação;

• A foto tinha que ser tirada no estabelecimento participante durante o evento;

• Postagem ilimitada de fotos;

• Cada postagem valia 1 voto;

• Não valia foto postagem no Stories do Instagram.


A grande Final e os vencedores


Carregado de grande expectativa, a final do Festival Comida de Buteco aconteceu no Parque de Exposições de Pitangui no dia 28 de setembro. Com a área coberta do Parque praticamente lotada de gente, os estabelecimentos participantes comercializaram bebidas e petiscos enquanto o público acompanhava os shows das Bandas Clotilde’s e CM5.

A apuração dos votos foi realizada durante o evento final e, para dar maior transparência à contagem dos votos, a organização convidou as advogadas Laís Freire, Olga Janine Valadares e Vanessa Lina para auditarem a contagem dos votos.

O Bar e Restaurante Varandão foi o vencedor na categoria Bar da Galera, com 27 postagens no Instagram.

Na concorrência pelo melhor prato do Festival Comida de Buteco, os estabelecimentos vencedores foram:

3º lugar: BAR DO NINO, que somou 526,45 pontos, ganhando a premiação de R$ 500 mais um quadro alusivo ao Festival.

2º lugar: ÁVILA’S BAR, que somou 526,69 pontos, ganhando R$ 1.000 e um quadro de vice-campeão.

1º lugar: BAR DO CHICO, que somou 532,6 pontos e levou R$ 2.000, uma caixa térmica e um quadro de campeão do Festival.

A Prefeitura de Pitangui agradece o empenho dos estabelecimentos participantes e a preciosa participação do público que acompanhou, se divertiu e experimentou deliciosos petiscos durante o Festival Comida de Buteco, em Pitangui.

Para o próximo ano, o nosso Comida de Buteco promete ser ainda melhor. É só aguardar para se deliciar novamente! Até lá.


Prefeitura de Pitangui – Construindo um novo tempo.



]]>
Dia 7 de setembro tem o VI Passeio Ciclístico em Pitangui Thu, 05 Sep 2019 08:58:06 -0300 https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1776/?dia-7-de-setembro-tem-o-vi-passeio-ciclistico-em-pitangui.html https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1776/?dia-7-de-setembro-tem-o-vi-passeio-ciclistico-em-pitangui.html
Venha participar conosco dessa festa!














]]>
Informações importantes sobre o Concurso da Prefeitura de Pitangui Fri, 23 Aug 2019 16:00:43 -0300 https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1775/?informacoes-importantes-sobre-o-concurso-da-prefeitura-de-pitangui.html https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1775/?informacoes-importantes-sobre-o-concurso-da-prefeitura-de-pitangui.html
As inscrições podem ser feitas através do site da empresa organizadora do concurso (Elo Assessoria e Serviços) ou na Prefeitura de Pitangui, na Praça João Maria de Lacerda, 80, no centro.

Para que sua inscrição seja aceita, você deve ter em mãos seu RG e CPF.

Clique aqui e confira todos os detalhes do Edital.

E para se preparar bem, de acordo com o programa de prova para as questões de múltipla escolha constantes do Anexo IV do edital do concurso público, a prova de legislação cobrará o conhecimento específico de algumas leis do município. Todas as leis encontram-se anexadas nessa postagem.

Prepare-se e boa sorte!



]]>
Bolsa Família e Cadastro Único no município de Pitangui Tue, 20 Aug 2019 18:22:49 -0300 https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1774/?bolsa-familia-e-cadastro-unico-no-municipio-de-pitangui.html https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1774/?bolsa-familia-e-cadastro-unico-no-municipio-de-pitangui.html
  • Cadastros atualizados nos últimos 24 meses; e
  • Renda mensal por pessoa de até R$ 89,00 ou renda mensal por pessoa de R$ 89,01 à R$ 178,00, desde que possuam crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos em sua composição familiar.

A Prefeitura Municipal de Pitangui através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio do Cadastro Único

Equipe técnica: José Darci dos Santos, Cinthia Faustino Vieira, Cristiane Raquel Lopes, Sandra Regina da Silva e Elza Ludugel de Almeida.

Atendimentos no Bolsa Família Cadastro Único na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, situada a Rua Lacerdino Rocha, nº 199 – Centro – Pitangui/MG, de segunda a quinta-feira de 12h00min às 17h00min. Telefone para contato (37) 3271-6210.

Temos também um posto de atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família na extensão do CRAS/Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, situado a Rua Mamede Nogueira, antiga Escolinha Alarico Bahia. Com atendimentos quartas e quintas das 8h00min às 16h00min, pela técnica e supervisora Cinthia Faustino. Telefone para contato, (37) 3271-5467.

ATUALMENTE O MUNICÍPIO DE PITANGUI TEM 2.831 FAMÍLIAS CADASTRADAS NO CADÚNICO. SENDO QUE HÁ 1.311 FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO BOLSA FAMÍLIA. Essas famílias equivalem, aproximadamente a 12,66% da população total do município, e inclui 546 famílias que, sem o Programa estariam em condição de extrema pobreza. No mês de julho de 2019 foram transferidos R$ 233.128,00 às famílias do Programa e o benefício médio repassado foi de R$ 170,20 por família. Conforme estudo realizado pelo instituto de pesquisa econômica aplicada (IPEA), Fundação Pública Federal vinculada ao Ministério do Planejamento, a cada R$ 1,00 transferido às famílias do Programa o Produto Interno Bruto (PIB) municipal tem um acréscimo de R$ 1,78. O município já alcançou a meta de atendimento do Programa. O foco da gestão municipal deve ser na manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que as famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido. Juntamente com as condicionalidades e o acesso aos serviços de Educação, Saúde e Assistência Social:
  • Crianças menores de 07 anos devem ser vacinadas e ter acompanhamento de peso e altura;
  • Gestantes precisam fazer o pré-natal;
Esses serviços são prestados através das agentes comunitárias de saúde.
  • Crianças e adolescentes de 06 a 15 anos devem ter frequência escolar de 85% a cada mês; e
  • Adolescentes que recebem o BVJ (Benefício Variável Jovem) devem ter frequência escolar mínima de 75% das aulas a cada mês.
A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 85,82%, enquanto que a média nacional encontra-se em 83,14%.

Para mais informações podem ser encontradas em: http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/gestao-do-programa/condicionalidades

Outros Programas Sociais

Tarifa Social de Energia Elétrica: famílias inscritas no Cadastro Único com de renda de até ½ salário mínimo por pessoa, ou que tenha algum membro da família beneficiário do BPC – LOAS

Com renda total de até três salários mínimos por mês que tenham entre seus membros pessoas em tratamento de saúde, que precisam usar continuamente aparelhos com elevado consumo de energia elétrica.

Carteira do Idoso: Interestadual, do governo federal, idosos acima de 60 anos, que tenham renda individual mensal igual ou inferior a dois salários mínimos. A Carteira pode ser feita na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, situada a Rua Lacerdino Rocha, nº 199 – Centro, Pitangui. Telefone para contato (37) 3271-3229.

Em Minas Gerais temos o SINDPASSE, intermunicipal, para pessoas acima de 65 anos, irem diretamente aos guichês rodoviários, portando a Carteira de Identidade e também um comprovante de renda, agendamento com 12 horas de antecedência.

ID Jovem: É destinado a pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal com informações atualizadas a pelo menos 24 meses. Maiores informações no Cadastro Único através do Telefone (37) 3271-6210, tratar com Cristiane ou Sandra.





]]>
Prefeitura de Pitangui está ampliando a rede de esgoto e o calçamento no bairro Santo Antônio Fri, 16 Aug 2019 17:58:29 -0300 https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1773/?prefeitura-de-pitangui-esta-ampliando-a-rede-de-esgoto-e-o-calcamento-no-bairro-santo-antonio.html https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1773/?prefeitura-de-pitangui-esta-ampliando-a-rede-de-esgoto-e-o-calcamento-no-bairro-santo-antonio.html
O Prefeito Marcílio Valadares, em visita às obras, comentou sobre a importância dos serviços – “Investir no saneamento básico é fundamental para a promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, essa obra vai ajudar no crescimento do bairro, oferecer novas possibilidades e trazer mais oportunidades”.

Essa fase do projeto está sendo executada nas ruas que ficam atrás da sede da APAE, de frente para o Supermercado BH.

Quando perguntado sobre as diversas obras que estão sendo realizadas no município em tempos de retração financeira em todas as cidades do país, o Prefeito Marcílio Valadares relatou – “É preciso ter responsabilidade e inteligência na gestão dos recursos que entram para o município. Como na maioria das cidades, os repasses e receitas têm sofrido quedas e oscilações frequentes, afetando toda a estrutura da administração pública. Mas com austeridade na gestão, transparência nas ações e conhecendo de perto quais são as obras e setores que requerem ações, estamos conseguindo avançar muito em termos de melhorias na infraestrutura e serviços públicos”.

Com a finalização dessa etapa das obras, os moradores daquela parte do bairro Santo Antônio terão uma significativa melhoria na qualidade de vida e mobilidade, acelerando o progresso naquela comunidade.

Prefeitura de Pitangui – Construindo um novo tempo.



]]>
Campeonato Municipal de Futebol em Pitangui encerrado com mais um título do CAP Tue, 13 Aug 2019 15:15:14 -0300 https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1772/?campeonato-municipal-de-futebol-em-pitangui-encerrado-com-mais-um-titulo-do-cap.html https://pitangui.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1772/?campeonato-municipal-de-futebol-em-pitangui-encerrado-com-mais-um-titulo-do-cap.html
Houve também a entrega de medalhas para o artilheiro do Campeonato, Yerkis (CAP), e para o goleiro menos vazado, Denner (Manchester City).

O Campeonato Municipal de Futebol de Pitangui é um dos mais tradicionais da nossa região e sempre conta com a participação de equipes de cidades vizinhas, além das boas equipes de nossa cidade. E, para que a competição seja melhor a cada ano, a Prefeitura de Pitangui tem apoiado sua realização, dispendendo recursos financeiros e materiais, ajudando a promover atletas e equipes para o engrandecimento desse esporte em nossa cidade.

Alexandre Moreno Valverde, Secretário de Esporte e Lazer, destacou esse grande investimento que tem sido feito no esporte em Pitangui nos últimos anos - “Nos últimos 7 anos a administração vem apoiando e contribuindo de forma efetiva para a realização do campeonato municipal de futebol, em parceria com a Liga Esportiva Pitanguiense. Ficamos muito felizes em poder contribuir, mantendo a tradição e a importância deste evento para o nosso município.”

O Prefeito Marcílio Valadares, no momento da entrega dos troféus e medalhas, envolvido por atletas, dirigentes e torcedores nas comemorações, disse com entusiasmo – “Essa festa, essa comemoração bacana de ambas as equipes, é reflexo do processo de evolução esportiva que temos feito em Pitangui. Nossa cidade é, hoje, referência no estado quando se fala de organização de eventos esportivos e desenvolvimento de atletas. Esse campeonato foi mais um sucesso que contou com todo o apoio da Prefeitura de Pitangui para engrandecer o esporte e promover nossa cidade ainda mais. Estão todos de parabéns!”

Quem também se envolveu bastante para que o Campeonato Municipal de Futebol de Pitangui fosse ainda melhor que o do ano anterior, foi o vice-prefeito Alexandre Barros. Ele destacou o empenho e a organização das equipes participantes e o progresso dos atletas – “Chegamos a final do campeonato municipal com o CAP sendo campeão mais uma vez. Tivemos também, a equipe do Manchester City que, com uma brilhante campanha, sagrou-se vice-campeã! É importante ressaltar que o Manchester é uma equipe nova que surgiu na cidade a pouco mais de três anos e o pessoal tem feito um trabalho dedicado, de coração, com poucos recursos, e alcançando o segundo lugar no torneio. Parabenizo toda a diretoria, jogadores e torcedores, tanto do CAP, quanto do Manchester e também a Liga Municipal pelo excelente trabalho que vem sendo conduzido aqui na nossa cidade!”

Alexandre Barros ainda fez referência ao empenho do Prefeito Marcílio Valadares e do Secretário de Esportes e Lazer, Alexandre Moreno – “Gostaria de parabenizar também a nossa secretaria de esportes, através do Alexandre Moreno, e o Prefeito Marcílio Valadares. Juntos, estamos sempre apoiando o campeonato para viabilizar sua realização com sucesso absoluto! Agora partimos para o campeonato rural e, mais uma vez, estaremos lá para dar todo o apoio necessário e premiar as melhores equipes no fim do ano.” – finalizou Alexandre Barros.

O Campeonato Municipal de Futebol de Pitangui é organizado pela Liga Esportiva Pitanguiense (LEP), com o apoio da Prefeitura de Pitangui e o patrocínio do Sicoob Credpit.



]]>