A 1ª etapa da campanha de vacinação contra sarampo começa dia 10 de fevereiro e vai até o dia 13 de março / 2020.

A Secretaria de Saúde de Pitangui inicia no próximo dia 10 (segunda-feira) a 1ª etapa da campanha de vacinação contra sarampo em todo o município. Deverão ser vacinados todos os cidadãos com idade entre 5 e 19 anos. Essa campanha vai até o dia 13 de março.

No dia 15 de fevereiro (sábado), acontecerá o Dia D da campanha, com mobilização nacional. Nesse dia, todas as unidades de saúde do município estarão em funcionamento de 7 às 17 horas.

É preciso levar a carteirinha de vacinação. Caso o cidadão tenha perdido a sua carteirinha de vacinação ou não tenha certeza se foi vacinado, compareça a uma unidade de saúde para receber a dose.

O que causa o sarampo?

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Como a doença é transmitida?

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por secreções expelidas na tosse, no espirrar ou na fala. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas.

Quais são os sintomas do sarampo?

Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.



Fonte: Secretaria de Saúde

Data de publicação: 08/02/2020

Compartilhe!