A Vigilância Sanitária de Pitangui vêm prestar informações sobre o processo administrativo que tem o intuito de colaborar com a apuração dos casos de Síndrome nefroneural, nos quais figuram como alimento suspeito (o produto: cerveja, Marca: Belorizontina)

Atuação da vigilância

Até a presente data, as medidas adotadas pelas VISA’s envolvidas nesse processo de apuração da SES-MG incluem a realização de inspeção sanitária em estabelecimentos comerciais nos quais possam encontrar os alimentos suspeitos.

No dia 17 de janeiro de 2020, a Equipe Técnica da VISA/PITANGUI visitou os principais estabelecimentos comerciais do município e observou-se a não comercialização, no momento, do produto em questão.

Recomendação

Em tais estabelecimentos onde foi informado da existência do produto à venda, verificou-se que os mesmos já procederam a guarda, até que o processo investigativo seja concluído. Assim, porventura constate em estabelecimentos comerciais a exposição à venda de cerveja, Marca: Belorizontina, - no caso dos lotes nº lotes: L1 1348 e L2 1348  e segundo Nota técnica emitida pela VISA ESTADUAL nº02/SES/SUBVS-SVS-DVAA/2020- a recomendação é de que por precaução, nenhuma cerveja produzida pela Cervejaria Backer, independente da marca e lote, seja consumida. Os estabelecimentos comerciais nos quais o produto possa eventualmente ainda se encontrar, sejam sensibilizados da necessidade de assumirem, também eles, postura colaborativa com o processo de apuração que se encontra em curso no âmbito deste Estado, adotando espontaneamente as medidas de impedir o consumo desses produtos até a conclusão do processo investigativo.

“Informamos que consumidores que possuam a cerveja Belorizontina e demais cervejas da Marca backer desejem se desfazer do produto, poderão entregá-lo à Vigilância Sanitária de Pitangui. Tais produtos ficarão sob a guarda da instituição pública que o recebeu e se constituirão, caso necessário, objeto amostral de futuras análises”, conta Eduardo Barcelos Fiscal da Vigilância Sanitária de Pitangui.

A entrega para a VISA deve ser feita de segunda a sexta, das 08h às 17h. E para notificação de novos casos suspeitos, deverão contatar a Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde de Pitangui, pelo telefone 37-99671-8147, que estarão prontas para fornecerem maiores esclarecimentos, ou diretamente no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MINAS), por meio do email: nofica.se@saude.mg.gov.br e telefones: 31- 3916 0340/ 0442/ 997446983.

As informações oficiais sobre o caso estão sendo divulgadas por meio do site eletrônico da SES-MG e podem ser acessadas pelo público em geral, por meio do site www.saude.mg.gov.br

Data de publicação: 23/01/2020

Compartilhe!