Estabelecimentos participantes do Comida de Buteco foram muito prestigiados e elogiados.

Em Pitangui, o Festival Comida de Buteco caiu mesmo no gosto das pessoas e se tornou um evento de grande relevância para incentivar o turismo e o lazer, além de incrementar a economia em nossa cidade. O Festival Comida de Buteco é uma realização da Prefeitura de Pitangui, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com o comércio local.

Realizado no período de 6 a 26 de setembro, cada noite do festival levou um grande público aos estabelecimentos participantes, na seguinte ordem:

- Dia 06: Bar e Restaurante Varandão

- Dia 12: Bar do Quinzinho

- Dia 13: Choperia Vila do Ouro

- Dia 19: Ávila’s Bar

- Dia 20: Bar do Chico

- Dia 25: Bar do Nino

- Dia 26: O Pote

Nesse ano, os pratos concorrentes deveriam, obrigatoriamente, conter queijo, ora-pro-nóbis e abacate. E o que não faltou foi criatividade e sabor nos pratos apresentados.

Todos os estabelecimentos participantes seguiram a mesma rotina para a apresentação dos pratos; abrindo às 19h30, as degustações aos jurados iniciavam-se às 21h, com duração de 1 hora para a apresentação dos 3 pratos exigidos pelo regulamento, ou seja, prato de entrada, prato principal e uma sobremesa.

Os critérios de avaliação dos pratos consideraram:

1. Apresentação/Aparência

2. Sabor

3. Inovação

4. Ambiente do estabelecimento

5. Qualidade do atendimento

6. Temperatura

Jurados

A organização do festival Comida de Buteco escolheu 8 jurados fixos: Kenya Lobato, Adalberto Bicalho, Geraldo Lemos, José Geraldo Lobato, Lewison Bicalho, Cecília Galvão, Lucas Barcelos e Nayder Nunes, além de 1 jurado escolhido através de sorteio dentre as pessoas inscritas em cada noite do evento.

Bar da Galera

O Bar da Galera foi mais uma modalidade de premiação no evento desse ano. Cada estabelecimento participante tinha uma hashtag específica para seu dia de apresentação dos pratos, disponibilizada às 17h. A dinâmica dessa votação consistia na postagem de fotos no Instagram, feitas pelo público presente durante cada noite de apresentação, utilizando a hashtag liberada. As regras para validação da votação eram:

• Fotos postadas no feed do Instagram no horário de 19h30 até às 00h00, associadas a hashtag da noite de apresentação;

• A foto tinha que ser tirada no estabelecimento participante durante o evento;

• Postagem ilimitada de fotos;

• Cada postagem valia 1 voto;

• Não valia foto postagem no Stories do Instagram.

A grande Final e os vencedores

Carregado de grande expectativa, a final do Festival Comida de Buteco aconteceu no Parque de Exposições de Pitangui no dia 28 de setembro. Com a área coberta do Parque praticamente lotada de gente, os estabelecimentos participantes comercializaram bebidas e petiscos enquanto o público acompanhava os shows das Bandas Clotilde’s e CM5.

A apuração dos votos foi realizada durante o evento final e, para dar maior transparência à contagem dos votos, a organização convidou as advogadas Laís Freire, Olga Janine Valadares e Vanessa Lina para auditarem a contagem dos votos.

O Bar e Restaurante Varandão foi o vencedor na categoria Bar da Galera, com 27 postagens no Instagram.

Na concorrência pelo melhor prato do Festival Comida de Buteco, os estabelecimentos vencedores foram:

3º lugar: BAR DO NINO, que somou 526,45 pontos, ganhando a premiação de R$ 500 mais um quadro alusivo ao Festival.

2º lugar: ÁVILA’S BAR, que somou 526,69 pontos, ganhando R$ 1.000 e um quadro de vice-campeão.

1º lugar: BAR DO CHICO, que somou 532,6 pontos e levou R$ 2.000, uma caixa térmica e um quadro de campeão do Festival.

A Prefeitura de Pitangui agradece o empenho dos estabelecimentos participantes e a preciosa participação do público que acompanhou, se divertiu e experimentou deliciosos petiscos durante o Festival Comida de Buteco, em Pitangui.

Para o próximo ano, o nosso Comida de Buteco promete ser ainda melhor. É só aguardar para se deliciar novamente! Até lá.

Prefeitura de Pitangui – Construindo um novo tempo.

Data de publicação: 02/10/2019