A Prefeitura de Pitangui abre as portas da nova Policlínica Municipal, um moderno e avançado centro de saúde.

Pitangui tem se desenvolvido muito nos últimos anos em todas as áreas. Antigas demandas da população estão se tornando realidade na administração do Prefeito Marcílio Valadares, fazendo jus ao seu lema de gestão “construindo um novo tempo”. Com respeito à todas as administrações anteriores, podemos afirmar que Pitangui nunca recebeu tantas obras e conquistas importantes em tão pouco tempo como as realizadas de 2013 até agora. E a inauguração da 1ª fase da Policlínica Municipal é o exemplo mais recente dessas conquistas.

O sonho

Há tempos que os pitanguienses precisam buscar diferentes tipos de apoio clínico fora de nossa cidade. Para isso, temos o TFD – Transporte fora do domicílio – que é sempre muito solicitado e presta um relevante serviço ao sistema de saúde municipal. E ainda tem aqueles que não podem aguardar o TFD e buscam antecipar-se às suas necessidades de atendimento médico.

Preocupado com esse problema e pensando em minimizar os efeitos de desgaste com viagens e atendimentos distantes, o Prefeito Marcílio Valadares idealizou a instalação de uma policlínica avançada em Pitangui. Entre ideias, reuniões e viagens para a captação de recursos que viabilizassem o projeto, muito tempo se passou. Mas quem persevera sempre conquista. E, pouco a pouco, equipamentos modernos e recursos financeiros foram sendo reunidos para a realização desse projeto – “Foi uma luta hercúlea. Buscar apoiadores e recursos para que o projeto se tornasse viável não foi fácil. Mas temos uma representação política forte, o que muito nos ajudou nessa jornada”. – comentou o Prefeito Marcílio Valadares.

A conquista

Assim, a Prefeitura de Pitangui inaugurou, no último dia 28 de junho, a 1ª fase da Policlínica Municipal, denominada de Ala Maria José Lobato (Dona Baía), mãe do médico e ex-prefeito de Pitangui, Dr. Joaquim Olavo Lobato, que prestigiou o evento juntamente com sua família.

A solenidade foi aberta ao público que compareceu em grande número e contou também com presenças ilustres, como o Deputado Estadual Inácio Franco, que muito contribuiu com esse projeto, vereadores e secretários municipais.

Dr. Joaquim Lobato e o Prefeito Marcílio Valadares no descerramento da placa de inauguração

Dr. Joaquim Lobato e o Prefeito Marcílio Valadares no descerramento da placa que dá nome à nova Ala médica.

Ao lado do vice-prefeito, Alexandre Barros, o Prefeito Marcílio Valadares não conseguia conter sua satisfação e disse, emocionado – “A partir de agora, Pitangui passará a ser também uma referência em saúde. Tenho um enorme orgulho de poder entregar à população essa primeira fase da nossa Policlínica. Foram dias e noites de muito trabalho para que esse sonho se realizasse. Muitas especialidades clínicas serão feitas em nossa cidade, minimizando as dificuldades e facilitando o atendimento daqueles que necessitam de um acompanhamento médico personalizado. Agradeço a todos que acreditaram e apoiaram esse projeto. A Policlínica é mais um ganho para Pitangui, um ganho para hoje e para a posteridade; algo que é do cidadão pitanguiense e não há como tirar! Daqui para frente, é manter a nossa policlínica com excelência”, e finalizou – “O povo de Pitangui merece mais, por isso trabalhamos todos os dias com muito afinco para construir um novo tempo em nossa cidade”.

A Policlínica Municipal recebeu o nome de "UBS - Dr. José Romualdo Cançado" e funcionará no prédio da Prefeitura, começando seus atendimentos com as seguintes especialidades médicas: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia, urologia e pediatria.

Com mais essa importante obra em nossa cidade, Pitangui segue avançando positivamente e destacando-se no cenário nacional com uma gestão dinâmica e firme em seus propósitos de atender as demandas da população, construindo um novo tempo.

Fonte: Secretaria de Saúde

Data de publicação: 02/07/2019