A chamada Velha Serrana é considerada a mãe de vários municípios da região Centro-Oeste de Minas, incluindo Pará de Minas, e como cidade histórica, atrai turistas e estudiosos interessados nos pormenores desse local que foi essencial para o desenvolvimento do estado. Para comemorar estes três séculos de história, a Prefeitura de Pitangui está empenhada em revitalizar e ampliar os pontos turísticos e até transformar o município em capital temporária de Minas Gerais para celebrar o aniversário com a presença do Governador Pimentel. O prefeito Marcílio Valadares está cuidando dessas atividades que, segundo ele, vão marcar o aniversário dos 300 anos.

Marcílio também chama a atenção para o túmulo do Padre Belchior Pinheiro de Oliveira, que foi conselheiro de Dom Pedro I por ocasião da Independência do Brasil. O sacerdote foi enterrado em Pitangui, e o local também estará aberto à visitação dos turistas. Para quem gosta de festa, a comemoração dos 300 anos contará com apresentação de 30 artistas, entre eles Lucas Lucco, Grupo Luxuria e a dupla Sertaneja Gino & Geno. Os shows vão acontecer nos dias 15, 16 e 17 de maio, e no dia do aniversário da cidade, 9 de junho.

Fonte: Rádio Stilo